Donar

Otramérica es posible gracias a tu aporte solidario

Nos

Quem somos?

O Human Rights Everywhere, HREV (Direitos Humanos em Toda Parte), é um grupo de afinidade que reúne amigos e amigas que trabalham na defesa e na promoção dos Direitos Humanos em diferentes frentes. Constituídos como uma ONG sediada em Luxemburgo e também no Panamá, somos muito pouco “ongueiros” – termo que se dá aos que trabalham e atuam em ONGs: nossa organização é na verdade um guarda-chuva para que muitas pessoas colaborem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Os principais processos em que se insere o HREV contemplam a gestão da informação (científica, cartográfica, jornalística...), já que acreditamos que é preciso contribuir com conhecimento para as lutas sociais e também abrir espaços para os outros olhares e para as outras realidades.

Para saber mais sobre a HREV, entre em nosso site na Internet, através do endereço de www.hrev.org

Otramérica

Outramérica é um meio de comunicação digital. É um dos pouco em seu gênero que se concentra na América Latina e no Caribe: todo o seu conteúdo gira em torno dos países da região e do olhar global sobre eles - bem como do olhar desses sobre o resto do mundo. É um panorama diferente sobre a América Latina e o Caribe, livre dos preconceitos e visões tradicionais que impõem um olhar eurocêntrico ou o discurso dominante dos vizinhos do norte.

Outramérica é uma iniciativa sem fins lucrativos da organização não-governamental Human Rights Everywhere e de um grupo de jornalistas independentes aliados a organizações sociais de diversos pontos da América Latina e Caribe.

Nossos princípios:

  • Independência: Outramérica não depende de grupo econômico, político ou religioso algum. Portanto, exerce a comunicação a partir de um critério de absoluta independência. Essa independência não supõe imparcialidade, já que sempre daremos mais atenção às comunidades e aos interesses públicos - acima dos interesses privados e dos poderes estabelecidos.

  • Honestidade intelectual: Nesse marco de independência, proclamamos nosso compromisso de honestidade intelectual. Isso quer dizer que sempre declararemos a partir de que posição nós escrevemos, publicamos ou nos expressamos, rechaçando qualquer assimilação do falso conceito liberal de objetividade, que, historicamente, tem camuflado os discursos hegemônicos atrás de uma máscara de frieza jornalística.

  • Análise e interpretação: Outramérica não é um meio para a “raivosa atualidade” pois aspira ser um meio de “necessária interpretação” e análise da realidade. Consideramos que o afã pela imediatez no jornalismo e pela linguagem direta nas comunicações tem causado um dano incalculável à qualidade de conteúdos e colaborado para a fragmentação da informação - o que acarreta, necessariamente, em uma saturação informativa e em ativa desinformação.

  • Interdependência: Os fatos não acontecem isolados, assim como não somos humanos na soberania da individualidade. A análise e os textos de Outramérica exploram as interdependências entre países, comunidades, fatos econômicos, políticos, culturais, sociais e personagens... Conectar, reconectar o universo dos processos (e não o dos acontecimentos) é uma obrigação jornalística neste projeto.

  • Direitos Humanos: O posicionamento político de Outramérica é explícito: somos um meio de comunicação progressista, promotor e defensor dos Direitos Humanos em qualquer rincão da castigada América Latina e do Caribe. Somos partidários da igualdade, da justiça social e da democracia participativa.

Alianças

Outramérica estabelece alianças em toda a região com organizações sociais, meios de comunicação alternativos, redes de colaboração etc. Temos a firme convicção de que somos mais quanto mais colaboramos. Se seu coletivo (ou organização) está interessado em colaborar ou aliar-se à Outramérica, não hesite em nos escrever.

¿Qué puedes hacer en Otramérica?

×